Blog

Adequação ao eSocial: entenda a necessidade de se manter em dia com os envios dos eventos.

Saiba o que é, como funciona e os benefícios de aderir à plataforma eSocial

 

Empresas pequenas, grandes e até multinacionais, independente do tamanho, ao ser um empregador é preciso se adaptar e seguir as regras relacionadas a todos os aspectos trabalhistas e previdenciários.

 

Para facilitar a entrega de todas as obrigações, o governo unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista para empresas, outras pessoas jurídicas e pessoas físicas em um só lugar, o eSocial.

 

O que é o eSocial?

 

Instituído pelo decreto n.º 8.373, de 11 de dezembro de 2014, o eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, é um projeto visando coletar informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um ambiente Nacional Virtual.

 

Com o eSocial é mais prático e fácil para os órgãos participantes do projeto, de acordo com cada um, utilizar as informações dos colaboradores para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e também para apurar os tributos e contribuição para o FGTS.

 

Por que a empresa deve se adequar ao eSocial?

 

Depois de um longo período de discussões, o eSocial tornou-se obrigatório para as empresas, fazendo com que os empregadores migrem para o ambiente digital e transmitam as informações de forma instantânea aos órgãos públicos.

 

Um grande desafio para as empresas se adequarem a esse novo sistema é compreender a abrangência das mudanças, tornando a efetividade do processo mais trabalhosa e o envio dos eventos em dia, de acordo com suas tabelas, uma preocupação para os empreendedores.

 

Tabelas de eventos do eSocial

 

Com o eSocial é possível ter um panorama completo dos eventos de tabelas ou tabelas do empregador que precisam ser informadas corretamente, com uma estrutura específica e pré-determinada, estes eventos podem ser determinados como periódicos e não periódicos, possuindo um layout específico, por exemplo:

 

Eventos periódicos: são aqueles que possuem uma periodicidade previamente definida, assim como as folhas de pagamento e contribuições previdenciárias.

 

Eventos não periódicos: são os que possuem uma data pré-fixada para ocorrer e depende de acontecimentos entre o declarante e o trabalhador.

 

Quais as vantagens para empresas utilizarem o eSocial?

 

Ao implementar essa plataforma ao seu negócio você ganha muito mais praticidade, ao invés de precisar preencher inúmeras guias, formulários e papeladas, ou ter que utilizar diversos canais digitais diferentes, é possível resolver diversas obrigações trabalhistas em um único sistema, diminuindo a possibilidade de erros nos cálculos.

 

Além disso, a sua empresa ganha mais controle dos processos da organização, redução de custos a longo prazo, diminuição de ocorrência de erros no comprimento das obrigações, simplicidade no envio e correção das informações, agilidade na realização de operações burocráticas, maior segurança para armazenar dados e a redução de riscos jurídicos.

 

Como se adequar ao eSocial?

 

Toda grande mudança precisa de estratégia, é preciso investir na capacitação dos colaboradores, e nisso a Setrab Group pode te auxiliar com garantia de eficiência e de forma ágil, tudo para colocar o seu negócio em ordem e seguindo todas as regras.

 

Conte com soluções inteligentes para utilizar o eSocial, treinamentos completos para sua equipe e uma consultoria pronta para atender todas as suas necessidades. Entre em contato com a nossa equipe, nós podemos te auxiliar, acesse o nosso site clicando aqui.

Compartilhar

A Setrab se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito