Os principais objetivos do Programa de Gerenciamento de Risco ( O que é o PGR)
Podemos apontar os seguintes itens como os mais relevantes dentro do PGR:
•Detectar os perigos e possíveis lesões ou agravamento à saúde;
•Impedir os riscos ocupacionais que possam ser consequentes do trabalho;
•Tomar medidas de prevenção, conforme a classificação de riscos e na ordem de prioridade determinada;
•Avaliar os riscos ocupacionais apontando o seu nível;
•Classificar os riscos ocupacionais para definir a necessidade de implementação de medidas de precaução;
•Monitorar o controle dos riscos ocupacionais.
É preciso saber que se trata de um programa que deve contar com medidas proativas da organização para impedir que os riscos na empresa se tornem acidentes de trabalho.
Dessa forma, é preciso estar em alerta a determinados pontos de vista para garantir que tudo saia dentro do previsto ( O que é o PGR).
Temos que ressaltar o fato de que o Programa de Gerenciamento de Riscos está agregado à práticas adotada pelas companhias para controlar todos os riscos existentes no local de trabalho, tanto biológicos, físicos, químicos, ergonômicos como de acidentes. Essa é a maior diferença com o PPRA, que tratava apenas dos agentes químicos, biológicos e físicos.
Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso serviço de elaboração do PGR, clique aqui.
Na SETRAB, além de fazermos o PGR da sua empresa, fazemos a gestão completa da sua empresa ( Segurança do trabalho e medicina ocupacional), com isso você mantém o seu negócio em linha com o que determina a lei, e também aumenta a produtividade do seu negócio com funcionários mais engajados e motivados, por saber que seu trabalho o protege.
Que tal assistir nossa participação no podcast “Análise de Risco”? Clique aqui e veja um pouco da história da SETRAB e como mudamos a forma de fazer gestão ocupacional e ser parceiro das empresas, as auxiliando em suas obrigações legais que visam proteger o negócio e os colaboradores.