Vamos falar sobre a Importância da acuidade visual? Certamente! No contexto da Medicina do Trabalho, a avaliação da acuidade visual é a primeira etapa para identificar se o colaborador apresenta problemas de visão que poderiam representar riscos para ele próprio, outros colegas de trabalho e o patrimônio da empresa. Esse exame deve ser conduzido por profissionais da área de saúde.
A forma mais simples de diagnosticar um déficit de visão além de saber a “Importância da acuidade visual” é a aferição da acuidade visual com a escala de sinais de Snellen. Este exame consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.
A acuidade visual pode ser medida por meio de equipamentos oftalmológicos, como o Ortho-Raiter. Esse exame é utilizado para descrever e definir a qualidade da visão humana.
Origem Histórica: O teste de acuidade visual foi criado pelo médico oftalmologista alemão Heinrich Kuechler no século XIX. Ele desenvolveu o procedimento que consiste em posicionar o paciente a uma distância de 6 metros (ou 20 pés) do quadro de Snellen, no qual o paciente deve fazer uma leitura.
Significado dos Números: Quando você vê a notação “20/40” ou similar, ela se refere à acuidade visual. O primeiro número representa a distância de teste (20 pés ou 6 metros), e o segundo número indica a menor linha de letras que o olho consegue ler. Por exemplo, “20/40” significa que o olho consegue ver a uma distância de 20 pés, enquanto um olho perfeito veria a mesma linha a 40 pés de distância.
Aplicações Diversas: Além de diagnosticar miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo, o exame de acuidade visual também é usado para avaliar alterações da visão, doenças oculares e medir os resultados de cirurgias nos olhos, como a cirurgia de catarata.
Para a distinção de cores, geralmente se utilizam as pranchas de Ishihara, que têm desenhados números que se distinguem do restante por apresentarem cores diferentes. Alguns trabalhadores, como os das indústrias químicas, laboratórios de análises, geologia, escritórios de desenhos coloridos e indústrias têxteis, devem ter uma perfeita distinção de cores.
Vale ressaltar que nem todas as perdas visuais apresentadas por um trabalhador foram adquiridas em seu ambiente de trabalho. Para que a empresa previna a saúde oftalmológica do trabalhador em seu ambiente de trabalho, ela deve seguir todas as recomendações constantes no PCMSO.
A SETRAB é referência em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional, então que tal assistir nossa participação no PODCAST?. Também contamos com treinamentos que manterão sua empresa sempre atualizada e em linha com as normas e obrigações relacionadas asegurança do trabalho.