Blog

Acuidade Visual

A importância da acuidade visual no ambiente de trabalho.

No ambiente da Medicina do Trabalho, esse exame é a primeira avaliação para detectar se o colaborador possui problema com a visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa. Este exame deve ser realizado por profissionais da área da saúde.

A forma mais simples de diagnosticar um déficit de visão é a aferição da acuidade visual com a escala de sinais de Snellen. Este exame consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.

Sinais de Snellen

A acuidade visual também pode ser medida por meio de equipamentos oftalmológicos, como o Ortho-Raiter. O exame é utilizado para descrever e definir a qualidade de visão humana.Para a distinção de cores, geralmente se utilizam as pranchas de Ishihara, que têm desenhados números que se distinguem do restante por apresentarem cores diferentes (alguns trabalhadores como os das indústrias químicas, de laboratórios de análises, em geologia, escritórios de desenhos coloridos, indústrias têxtis, entre outros, devem ter uma perfeita distinção de cores).

Ishihara

Vale ressaltar que nem todas as perdas visuais apresentadas por um trabalhador foram adquiridas em seu ambiente de trabalho. Para que a empresa previna a saúde oftalmológica do trabalhador em seu ambiente de trabalho, ela deve seguir todas as recomendações constantes no PCMSO.

Compartilhar

A Setrab se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito