Blog

Entenda o que é a medicina ocupacional e seus objetivos.

 

Conheça a atuação desses profissionais e a importância no seu negócio

 

O desejo de muitas pessoas é ter um ambiente de trabalho harmonioso, com boas opções de convívio, isso além de gerar boas experiências é refletido diretamente no rendimento da equipe e da empresa, por isso, proporcionar essa opção para os colaboradores é muito importante para o desenvolvimento de boas relações humanas, mas nem sempre é fácil.

 

É preciso cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores, tudo para que eles se sintam confortáveis, exercendo suas funções sem que a qualidade de vida esteja em risco, para isso existe o auxílio da Medicina Ocupacional, área que vem ganhando destaque devido a conscientizam das empresas a respeito disso.

 

O que é a Medicina Ocupacional?

 

Diretamente ligada a normas governamentais de que as empresas devem promover a saúde do trabalhador, a Medicina Ocupacional ou Medicina do Trabalho, é uma área médica voltada a cuidar da relação que existe entre o nível de saúde dos colaboradores e o seu local de trabalho, tendo como objetivo a prevenção e tratamento de doenças ou ferimentos, causados ou que ocorrem no ambiente profissional.

 

A integridade física e psicológica dos trabalhadores, bem como definir os limites deles através da conscientização são tarefas fundamentais desse trabalho, conciliando as exigências constantes do mercado de trabalho com a saúde do colaborador, disponibilizando exames preventivos para:

 

  • Problemas de visão;
  • Asma;
  • Lesões por esforço repetitivo;
  • Dermatose ocupacional
  • Catarata ocular;
  • Estresse;
  • E muito mais.

 

Funções do Médico Ocupacional

 

O profissional que exerce a função de médico ocupacional deve ter o certificado de residência médica que demonstre que ele atuou na área e é reconhecido pela Comissão Nacional da Residência Médica do Ministério da Educação, e as suas funções são muito amplas.

 

É preciso conhecer as atividades dos funcionários da empresa de maneira aprofundada, podendo auxiliar na administração das demandas para prevenir a sobrecarga física e mental, criando medidas preventivas e panoramas sobre futuros problemas, alertando sobre o risco de possíveis adoecimentos, transmitindo seu conhecimento ao trabalhador.

 

Esses profissionais também são os responsáveis pelos exames feitos na contratação de um empregado ou no seu desligamento, que servem para demonstrar a qualidade de saúde na entrada e saída, evidenciando se o colaborador sofreu algum dano no tempo que esteve empregado.

 

Como contar com os serviços de Médicos Ocupacionais?

 

Cada vez mais as empresas estão se conscientizando sobre a importância desses profissionais que possuem papel abrangente e fundamental no futuro dos negócios, ainda mais com o auxílio da tecnologia, podendo contar com telemedicina, que facilita a atuação ocupacional para todos.

 

Para facilitar ainda mais a sua rotina, a Setrab disponibiliza profissionais altamente capacitados, que fazem a gestão de Medicina Ocupacional com as melhores soluções preventivas de saúde empresarial, trazendo aumento de produtividade e contribuindo para a diminuição do absenteísmo e da rotatividade gerados por doenças ocupacionais.

 

Com um sistema 100% online, as nossas ferramentas gerenciais disponibilizadas aos clientes permitem que as áreas de Segurança e Medicina Ocupacional tenham sinergia, resultando em mais benefícios para a empresa como um todo, criando um atendimento personalizado voltado a todas as suas demandas.

 

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso serviço de Medicina Ocupacional, clique aqui.

 

Compartilhar

A Setrab se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito