Blog

Adequação esocial: Como se manter em dia com as obrigações trabalhistas

Adequação ao eSocial: entenda a necessidade de se manter em dia

Saiba o que é, como funciona e os benefícios de aderir à plataforma eSocial, como fazer a Adequação ao eSocial

Empresas de todos os portes — pequenas, médias, grandes e até multinacionais — precisam, enquanto empregadoras, se adequar às normas trabalhistas e previdenciárias. Isso exige atenção especial às obrigações legais e, principalmente, o uso correto da eSocial consulta, ferramenta essencial para acompanhar e transmitir informações de forma segura e eficiente.

Para simplificar a entrega dessas obrigações, o governo unificou 15 processos da área trabalhista em uma única plataforma: o eSocial.

O que é o eSocial consulta?

O eSocial, instituído pelo decreto n.º 8.373, de 11 de dezembro de 2014, é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Trata-se de um projeto que visa centralizar o envio de informações relacionadas aos vínculos empregatícios, facilitando o controle e a fiscalização.

Através da eSocial consulta, os órgãos participantes conseguem acessar e utilizar os dados enviados pelas empresas para fins trabalhistas, fiscais, previdenciários e de arrecadação do FGTS. O sistema substitui o uso de diversos formulários e declarações isoladas, otimizando os processos.

Por que a empresa deve se adequar ao eSocial?

Após um longo período de transição, o uso do eSocial (incluindo a eSocial consulta e o eSocial cadastro) passou a ser obrigatório para as empresas. Isso tornou essencial a adaptação ao ambiente digital, exigindo que os empregadores transmitam suas informações com rapidez e precisão aos órgãos públicos.

O desafio está em entender a amplitude das mudanças. Muitos empresários enfrentam dificuldades para cumprir prazos e enviar os dados corretamente, o que torna a adequação ao eSocial uma etapa estratégica e vital.

Tabelas de eventos do eSocial

Um dos pontos centrais da eSocial consulta é a verificação das tabelas de eventos — que são divididas em periódicas e não periódicas, com estruturas específicas.

  • Eventos periódicos: são os que devem ser enviados com frequência determinada, como folhas de pagamento e encargos previdenciários.

  • Eventos não periódicos: dependem de acontecimentos específicos, como admissões ou desligamentos, e não possuem uma frequência definida.

Essas informações precisam estar organizadas e atualizadas para garantir a conformidade da empresa.

Quais as vantagens para empresas utilizarem o eSocial?

A adoção da eSocial consulta traz inúmeros benefícios. Com ela, é possível centralizar obrigações que antes exigiam múltiplas plataformas, guias e formulários. Isso resulta em:

  • Redução de erros operacionais

  • Maior controle dos processos internos

  • Diminuição de custos com retrabalho

  • Rapidez no envio e correção de dados

  • Maior segurança no armazenamento das informações

  • Redução de riscos jurídicos

Tudo isso torna a rotina do RH mais ágil e estratégica.

Como se adequar ao eSocial, como fazer a Adequação ao eSocial consulta?

Toda mudança exige planejamento. Para implementar a eSocial consulta de forma eficaz, é fundamental investir na capacitação dos colaboradores e contar com o apoio de especialistas.

A Setrab Group está pronta para ajudar sua empresa com soluções inteligentes, treinamentos completos e uma consultoria especializada. Seja para ajustes no eSocial cadastro ou melhorias na eSocial consulta, temos o suporte ideal para sua realidade.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar. Acesse o nosso site clicando aqui.

Compartilhar

A Setrab se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito
Setrab Group