Blog

NR-10: Uma Visão Geral

NR-10 é uma norma regulamentadora que estabelece os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, direto ou indiretamente.

Quem precisa da NR-10?

 A NR-10 se aplica a todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade de baixa ou média tensão. Isso inclui, mas não se limita a, instaladores de CFTV, instaladores fotovoltaicos, eletricistas prediais, engenheiros eletricistas, instaladores de iluminação pública ou em construções. Além disso, todos os trabalhadores que interajam em instalações elétricas onde esteja havendo uma intervenção devem ser treinados nesta norma.

Para que serve a NR-10?

 A NR-10 tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para os trabalhadores que, na sua atuação, interajam direta ou indiretamente com instalações elétricas. Ela é extremamente importante para os trabalhadores que atuam em contato com a rede elétrica, sendo a principal norma para a proteção desses profissionais.

Onde a NR-10 deve ser aplicada?

 A NR-10 se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. Isso significa que ela abrange todas as áreas e etapas do sistema elétrico de potência.

A fiscalização do cumprimento da NR-10 é realizada pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST), um órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, em 2004, o Ministério do Trabalho e Emprego criou a Comissão Permanente Nacional de Segurança em Energia Elétrica (CPNSEE) para fiscalizar e propor as mudanças quando necessárias.

A NR-10 é obrigatória para todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade de baixa ou média tensão. Isso inclui, mas não se limita a, instaladores de CFTV, instaladores fotovoltaicos, eletricistas prediais, engenheiros eletricistas, instaladores de iluminação pública ou em construções. Além disso, todos os trabalhadores que interajam em instalações elétricas onde esteja havendo uma intervenção devem ser treinados nesta norma.

Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas. A empresa concederá autorização na forma desta NR aos trabalhadores capacitados ou qualificados e aos profissionais habilitados que tenham participado com avaliação e aproveitamento satisfatórios dos cursos constantes do ANEXO II desta NR.

Portanto, se você trabalha com atividades que envolvam eletricidade, é obrigatório fazer o curso básico da NR-10.

Em resumo, a NR-10 é uma norma essencial para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interajam com instalações elétricas e serviços com eletricidade. Ela estabelece requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. A norma se aplica a uma ampla gama de profissionais e é aplicada em todas as fases do sistema elétrico de potência.

Compartilhar

A Setrab se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito