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Como agendar seus exames na Setrab Group pode ser uma dúvida recorrente. E nesse artigo completo você vai descobrir tudo que precisa saber.

Como agendar os seus exames na Setrab Group

Como agendar os seus exames na Setrab Group? Essa pergunta pode ser uma dúvida recorrente e nós vamos te ajudar a esclarecer isso.
A Setrab Group é uma empresa especializada em saúde e segurança ocupacional, que oferece serviços de qualidade para as empresas e seus colaboradores. Entre os serviços estão os exames médicos ocupacionais, que são obrigatórios por lei e têm como objetivo avaliar a aptidão física e mental dos trabalhadores para exercerem suas funções.

Os exames médicos ocupacionais podem ser de diferentes tipos, dependendo da situação do colaborador. Os principais são:

  • Admissional: realizado antes da contratação do trabalhador, para verificar se ele está apto para a função que vai desempenhar.
  • Periódico: realizado periodicamente, conforme o risco da atividade e o tempo de exposição, para monitorar a saúde do trabalhador e prevenir doenças ocupacionais.
  • Retorno ao trabalho: realizado após um período de afastamento do trabalho por motivo de doença ou acidente, para verificar se o trabalhador recuperou a sua capacidade laboral e se há necessidade de adaptações ou restrições.
  • Mudança de risco ocupacional: realizado quando o trabalhador é transferido de uma função para outra que tenha riscos diferentes, para avaliar se ele está apto para a nova função.
  • Demissional: realizado quando o trabalhador é desligado da empresa, para atestar o seu estado de saúde no momento da rescisão do contrato.

Para realizar os exames médicos ocupacionais na Setrab Group, é preciso seguir alguns passos e orientações. Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas que surgiram a respeito dos agendamentos dos exames na Setrab Group. Confira:

Como Agendar os seus exames na Setrab Group?

O agendamento dos exames deve ser feito pela empresa contratante, através do sistema SGG, que é uma plataforma online que permite o gerenciamento dos exames médicos ocupacionais. A empresa deve inserir a guia de exames no sistema SGG com antecedência e informar ao colaborador o dia, o horário e a unidade da Setrab Group onde ele deve comparecer para realizar os exames.

A guia de exames tem validade de 30 dias para ser apresentada em uma das unidades da Setrab Group. Caso o colaborador não compareça dentro desse prazo, a guia será cancelada e a empresa deverá gerar uma nova guia no sistema SGG.

Como agendar o exame de retorno ao trabalho e o periódico?

 

O exame de retorno ao trabalho não substitui o vencimento do exame periódico. Portanto, quando for realizada a inclusão da guia no sistema SGG para retorno e o periódico estiver prestes a vencer ou vencido, a empresa pode e deve incluir também a guia do periódico para ser realizado no mesmo dia. Assim, o colaborador poderá fazer os dois exames em uma única visita à Setrab Group.

Caso o colaborador esteja apto no retorno ao trabalho, a recepção da unidade seguirá com o atendimento periódico. Caso contrário, o colaborador será encaminhado para o médico do trabalho, que avaliará a sua situação e definirá a conduta adequada.

Como agendar o retorno ao trabalho após afastamento pelo INSS?

O colaborador que se afastou do trabalho pelo INSS deve apresentar a Comunicação de Resultado de Requerimento (CRR) na recepção da unidade da Setrab Group, a fim de evidenciar a data final do benefício concedido ou a informação de que o mesmo não foi aprovado. A CRR é um documento emitido pelo INSS que informa o resultado do pedido de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Quando existir a permanência da queixa mesmo com a alta do INSS, o colaborador deve apresentar também o relatório do médico especialista evidenciando o padecimento. O relatório médico é um documento que descreve o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico do colaborador, e que pode influenciar na conduta do médico do trabalho.


Como Agendar os seus exames na Setrab Group: Consultas ou avaliações.

Nossas consultas ou avaliações são conduzidas pelo médico do trabalho, que é o profissional encarregado de avaliar a aptidão do colaborador para o trabalho. Em nossos procedimentos, não emitimos o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Elaboramos relatórios, encaminhamentos, etc., de acordo com as necessidades específicas do colaborador. Os ASOs são emitidos para atendimentos admissionais, periódicos, mudanças, retornos e demissionais.

A conduta do médico do trabalho é fundamentada através do relatório do médico especialista e dos resultados dos exames complementares, que descrevem a situação atual da patologia existente. É de extrema importância que o colaborador compareça com todas as documentações que evidenciam a queixa atual, pois apenas as alegações verbais não são suficientes para a conduta médica.

Durante a consulta ou avaliação, é recomendado que o paciente traga consigo exames relacionados à queixa apresentada, caso os tenha disponíveis. Por exemplo, se o paciente relatar dores no pé, é aconselhável apresentar laudos e exames pertinentes à região afetada, como ressonância magnética, raio-x, entre outros.

Os relatórios elaborados pelos médicos da Setrab Group destinados à empresa conterão informações respeitando o Código de Ética Médica – Resolução 1931/2009 – Capítulo IX – Sigilo Profissional. O sigilo profissional é um dever do médico, que visa à proteção da intimidade e da confidencialidade dos dados do paciente.


Como agendar o reaproveitamento de exames complementares?

Os prazos indicados no PCMSO e no ASO são considerados para as renovações obrigatórias (periódico), e se diferenciam do reaproveitamento de resultado. O reaproveitamento de resultados de exames é considerado nos prazos que a Norma Regulamentadora 7 (NR7) informa nos itens 7.5.11 e 7.5.17, e esses se aplicam para todos os tipos de exames, visto que haverá a realização de um novo exame clínico e a validação do médico em um novo ASO, o qual realiza a consulta e o monitoramento dos resultados dos exames para conduta.

O reaproveitamento de exames complementares é uma forma de otimizar o tempo e os recursos da empresa e do colaborador, evitando a repetição desnecessária de exames que ainda estão válidos. Os resultados dos exames são arquivados na Setrab Group; o colaborador apresentará na recepção caso nós não sejamos responsáveis pela guarda do prontuário médico. O levantamento de informações para reaproveitamento é realizado pelo departamento de Medicina Ocupacional e levamos em consideração o prazo de 90 dias para grau de risco 3 e 4 e 135 dias para grau de risco 1 e 2, conforme dispõe o item 7.5.11 da NR7. Entre em contato e saiba Como Agendar os seus exames na Setrab Group.


Como obter o ASO e os resultados dos exames?

A liberação do ASO e dos resultados dos exames depende do tipo de exame realizado e do contrato firmado entre a Setrab Group e a empresa contratante. É essencial que a empresa estude os prazos de liberação mencionados no contrato e consulte o upload do ASO no sistema SGG.

O fornecimento do resultado de exame complementar ocorre quando:

  • O colaborador retira presencialmente na unidade da Setrab Group, mediante apresentação de documento com foto.
  • O médico coordenador do PCMSO (ou outro médico, a depender da situação) solicita o resultado do exame, por meio de e-mail ou telefone, para fins de acompanhamento ou esclarecimento.
  • Há um caso jurídico, sendo o solicitante o advogado ou o perito, apresentando o pedido judicial.

Os médicos da Setrab Group estão comprometidos em manter o sigilo profissional, conforme estabelecido pelo Código de Ética Médica – Resolução 1931/2009 – Capítulo IX – Sigilo Profissional, e em estrita conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O sigilo médico é uma obrigação ética que visa garantir a proteção da privacidade e confidencialidade dos dados dos pacientes. Nesse sentido, todas as informações, incluindo a obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e resultados de exames médicos, são tratadas com o mais alto padrão de confidencialidade, respeitando integralmente os direitos individuais dos pacientes, conforme estabelecido pelas diretrizes da Resolução e da LGPD.

Como Agendar os seus exames na Setrab Group: Quais são as orientações para os menores de idade e para os documentos necessários?

Os menores de idade devem ser acompanhados por seu responsável legal para a realização dos exames na Setrab Group. O responsável legal deve apresentar o seu documento com foto e o documento do menor, que pode ser a certidão de nascimento, o RG ou a carteira de trabalho.

O colaborador deve apresentar na recepção o documento com foto, físico ou digital (aplicativo). Na ausência deste, não será possível a realização do atendimento. O documento com foto pode ser o RG, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação ou o passaporte.

Nós da Setrab Group, estamos comprometidos em oferecer um serviço de excelência em saúde e segurança ocupacional, garantindo que os procedimentos de agendamento de exames sejam claros e eficientes para nossos clientes e colaboradores. Se surgirem quaisquer dúvidas relacionadas aos nossos serviços ou aos procedimentos de agendamento, não hesite em entrar em contato conosco e saiba Como Agendar os seus exames na Setrab Group.

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