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Como agendar os seus exames na Setrab Group

Como agendar os seus exames na Setrab Group? Essa pergunta pode ser uma dúvida recorrente e nós vamos te ajudar a esclarecer isso.
A Setrab Group é uma empresa especializada em saúde e segurança ocupacional, que oferece serviços de qualidade para as empresas e seus colaboradores. Entre os serviços estão os exames médicos ocupacionais, que são obrigatórios por lei e têm como objetivo avaliar a aptidão física e mental dos trabalhadores para exercerem suas funções.

Os exames médicos ocupacionais podem ser de diferentes tipos, dependendo da situação do colaborador. Os principais são:

  • Admissional: realizado antes da contratação do trabalhador, para verificar se ele está apto para a função que vai desempenhar.
  • Periódico: realizado periodicamente, conforme o risco da atividade e o tempo de exposição, para monitorar a saúde do trabalhador e prevenir doenças ocupacionais.
  • Retorno ao trabalho: realizado após um período de afastamento do trabalho por motivo de doença ou acidente, para verificar se o trabalhador recuperou a sua capacidade laboral e se há necessidade de adaptações ou restrições.
  • Mudança de risco ocupacional: realizado quando o trabalhador é transferido de uma função para outra que tenha riscos diferentes, para avaliar se ele está apto para a nova função.
  • Demissional: realizado quando o trabalhador é desligado da empresa, para atestar o seu estado de saúde no momento da rescisão do contrato.

Para realizar os exames médicos ocupacionais na Setrab Group, é preciso seguir alguns passos e orientações. Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas que surgiram a respeito dos agendamentos dos exames na Setrab Group. Confira:

Como agendar os seus exames na Setrab Group?

O agendamento dos exames deve ser feito pela empresa contratante, através do sistema SGG, que é uma plataforma online que permite o gerenciamento dos exames médicos ocupacionais. A empresa deve inserir a guia de exames no sistema SGG com antecedência e informar ao colaborador o dia, o horário e a unidade da Setrab Group onde ele deve comparecer para realizar os exames.

A guia de exames tem validade de 30 dias para ser apresentada em uma das unidades da Setrab Group. Caso o colaborador não compareça dentro desse prazo, a guia será cancelada e a empresa deverá gerar uma nova guia no sistema SGG.

Como agendar o exame de retorno ao trabalho e o periódico?

 

O exame de retorno ao trabalho não substitui o vencimento do exame periódico. Portanto, quando for realizada a inclusão da guia no sistema SGG para retorno e o periódico estiver prestes a vencer ou vencido, a empresa pode e deve incluir também a guia do periódico para ser realizado no mesmo dia. Assim, o colaborador poderá fazer os dois exames em uma única visita à Setrab Group.

Caso o colaborador esteja apto no retorno ao trabalho, a recepção da unidade seguirá com o atendimento periódico. Caso contrário, o colaborador será encaminhado para o médico do trabalho, que avaliará a sua situação e definirá a conduta adequada.

Como agendar o retorno ao trabalho após afastamento pelo INSS?

O colaborador que se afastou do trabalho pelo INSS deve apresentar a Comunicação de Resultado de Requerimento (CRR) na recepção da unidade da Setrab Group, a fim de evidenciar a data final do benefício concedido ou a informação de que o mesmo não foi aprovado. A CRR é um documento emitido pelo INSS que informa o resultado do pedido de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Quando existir a permanência da queixa mesmo com a alta do INSS, o colaborador deve apresentar também o relatório do médico especialista evidenciando o padecimento. O relatório médico é um documento que descreve o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico do colaborador, e que pode influenciar na conduta do médico do trabalho.


Como agendar as consultas ou avaliações?

Nossas consultas ou avaliações são conduzidas pelo médico do trabalho, que é o profissional encarregado de avaliar a aptidão do colaborador para o trabalho. Em nossos procedimentos, não emitimos o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Elaboramos relatórios, encaminhamentos, etc., de acordo com as necessidades específicas do colaborador. Os ASOs são emitidos para atendimentos admissionais, periódicos, mudanças, retornos e demissionais.

A conduta do médico do trabalho é fundamentada através do relatório do médico especialista e dos resultados dos exames complementares, que descrevem a situação atual da patologia existente. É de extrema importância que o colaborador compareça com todas as documentações que evidenciam a queixa atual, pois apenas as alegações verbais não são suficientes para a conduta médica.

Durante a consulta ou avaliação, é recomendado que o paciente traga consigo exames relacionados à queixa apresentada, caso os tenha disponíveis. Por exemplo, se o paciente relatar dores no pé, é aconselhável apresentar laudos e exames pertinentes à região afetada, como ressonância magnética, raio-x, entre outros.

Os relatórios elaborados pelos médicos da Setrab Group destinados à empresa conterão informações respeitando o Código de Ética Médica – Resolução 1931/2009 – Capítulo IX – Sigilo Profissional. O sigilo profissional é um dever do médico, que visa à proteção da intimidade e da confidencialidade dos dados do paciente.


Como agendar o reaproveitamento de exames complementares?

Os prazos indicados no PCMSO e no ASO são considerados para as renovações obrigatórias (periódico), e se diferenciam do reaproveitamento de resultado. O reaproveitamento de resultados de exames é considerado nos prazos que a Norma Regulamentadora 7 (NR7) informa nos itens 7.5.11 e 7.5.17, e esses se aplicam para todos os tipos de exames, visto que haverá a realização de um novo exame clínico e a validação do médico em um novo ASO, o qual realiza a consulta e o monitoramento dos resultados dos exames para conduta.

O reaproveitamento de exames complementares é uma forma de otimizar o tempo e os recursos da empresa e do colaborador, evitando a repetição desnecessária de exames que ainda estão válidos. Os resultados dos exames são arquivados na Setrab Group; o colaborador apresentará na recepção caso nós não sejamos responsáveis pela guarda do prontuário médico. O levantamento de informações para reaproveitamento é realizado pelo departamento de Medicina Ocupacional e levamos em consideração o prazo de 90 dias para grau de risco 3 e 4 e 135 dias para grau de risco 1 e 2, conforme dispõe o item 7.5.11 da NR7.


Como obter o ASO e os resultados dos exames?

A liberação do ASO e dos resultados dos exames depende do tipo de exame realizado e do contrato firmado entre a Setrab Group e a empresa contratante. É essencial que a empresa estude os prazos de liberação mencionados no contrato e consulte o upload do ASO no sistema SGG.

O fornecimento do resultado de exame complementar ocorre quando:

  • O colaborador retira presencialmente na unidade da Setrab Group, mediante apresentação de documento com foto.
  • O médico coordenador do PCMSO (ou outro médico, a depender da situação) solicita o resultado do exame, por meio de e-mail ou telefone, para fins de acompanhamento ou esclarecimento.
  • Há um caso jurídico, sendo o solicitante o advogado ou o perito, apresentando o pedido judicial.

Os médicos da Setrab Group estão comprometidos em manter o sigilo profissional, conforme estabelecido pelo Código de Ética Médica – Resolução 1931/2009 – Capítulo IX – Sigilo Profissional, e em estrita conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O sigilo médico é uma obrigação ética que visa garantir a proteção da privacidade e confidencialidade dos dados dos pacientes. Nesse sentido, todas as informações, incluindo a obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e resultados de exames médicos, são tratadas com o mais alto padrão de confidencialidade, respeitando integralmente os direitos individuais dos pacientes, conforme estabelecido pelas diretrizes da Resolução e da LGPD.

Quais são as orientações para os menores de idade e para os documentos necessários?

 

Os menores de idade devem ser acompanhados por seu responsável legal para a realização dos exames na Setrab Group. O responsável legal deve apresentar o seu documento com foto e o documento do menor, que pode ser a certidão de nascimento, o RG ou a carteira de trabalho.

O colaborador deve apresentar na recepção o documento com foto, físico ou digital (aplicativo). Na ausência deste, não será possível a realização do atendimento. O documento com foto pode ser o RG, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação ou o passaporte.

Nós da Setrab Group, estamos comprometidos em oferecer um serviço de excelência em saúde e segurança ocupacional, garantindo que os procedimentos de agendamento de exames sejam claros e eficientes para nossos clientes e colaboradores. Se surgirem quaisquer dúvidas relacionadas aos nossos serviços ou aos procedimentos de agendamento, não hesite em entrar em contato conosco.

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