Blog

Mapa-de-Risco

O mapa de risco tem como objetivo representar visualmente os níveis das ameaças laborais.

Mapa de risco é um documento que serve para representar visualmente os níveis de risco de cada elemento dentro de um contexto de trabalho. Esses elementos podem ser, desde as matérias-primas e equipamentos utilizados no processo de trabalho, até as instalações do local, a metodologia aplicada e as relações interpessoais da equipe. O objetivo é identificar e conscientizar a equipe a respeito dos fatores de risco presentes no ambiente de trabalho e buscar formas para minimizá-los.

A elaboração do mapa deve ser liderada por profissionais de segurança do trabalho, e desenvolvida de forma participativa, junto a todos os gestores e funcionários da empresa.

No mapa, cada categoria de risco é representada por uma cor.

Risco Físico: Verde

Ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e quaisquer outras formas de energia.

Risco Químico: Vermelho

Compostos químicos que atacam vias respiratórias, como gases, poeiras, fumos ou vapores, assim como outros que possam ser absorvidos pelo organismo através de contato ou ingestão.

Risco Biológico: Marrom

Bactérias, vírus, fungos, protozoários e quaisquer outros microorganismos que apresentem risco à saúde.

Risco Ergonômico: Amarelo

Postura inadequada de trabalho, levantamento e transporte de peso, jornadas prolongadas de turno em pé ou sentado (com má postura, cadeira ruim) e quaisquer outras situações de potencial esforço ou estresse físico.

Risco de Acidentes: Azul

Quaisquer situações perigosas que possam colocar o trabalhador em risco de acidente: operar máquinas e equipamentos sem proteção, estruturas de trabalho inadequadas, ferramentas desreguladas, armazenamento de materiais de forma incorreta, trabalho em altura, espaço confiado, risco de choque elétrico, incêndio, manuseio de máquinas pesadas e até mesmo má iluminação.

Já a intensidade de cada risco é ilustrada com círculos de diferentes tamanhos. Quanto maior o círculo, maior o grau de risco, e quanto menor, menor grau de risco.

Mapa-de-Risco

Você precisa de ajuda com o Grau de Risco da sua empresa? Entre em contato agora mesmo com a Setrab e descubra como podemos ajudá-lo a melhorar a saúde e segurança dos colaboradores.

Compartilhar

A Setrab se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito
Setrab Group